Pós-operatório de rinoplastia / rinosseptoplastia

Tenho certeza que um dos maiores mitos relacionados à rinoplastia / rinosseptoplastia é o PÓS-OPERATÓRIO.

“É muito sofrido o pós operatório de rinoplastia / rinosseptoplastia, doutor???”

Primeiramente, é importante frisar que as pessoas reagem de forma individual a tudo, então, alguns (as) pacientes acham o pós-operatório mais chato que outros (as). Porém, posso afirmar (como um médico que acompanha dezenas de pacientes neste pós-operatório por ano) que é, de forma geral, um processo tranquilo de recuperação!

A internação no pós operatório de rinoplastia

A internação para a cirurgia é de 24 horas. Via de regra, nossos pacientes não permanecem com tampões. Acordam da cirurgia respirando livremente, sem aquela sensação de “tudo entupido”.

Naturalmente o nariz fica “meio entupido” após os primeiros dias (por conta do edema). Utilizando as medicações prescritas e conseguindo lavar bem com soro, este período passa sem grandes dificuldades.

Splint Nasal

Aproximadamente 15 em cada 100 pacientes operados por mim, precisam de SPLINTS NASAIS (ou seja, uma minoria). Quando estes são usados, são removidos dentro da primeira semana. Para alguns gera ansiedade e pode incomodar, mas na maioria das vezes o que fica é a curiosidade sobre “como pode caber isso aí no nariz, doutor?” rsrsrs.

Equimose (marcas roxas) no pós operatório de rinoplastia

Temos muito cuidado desde a indução da anestesia até o pós-cirúrgico imediato para reduzirmos as chances de EQUIMOSES (MARCAS ROXAS). Sempre que realizamos osteotomias (fraturas) essas marcas ocorrem, mas utilizamos artifícios para que sejam bem discretas (e vemos isso, na prática!). Percebo na prática que estas marcas tem ficado cada vez mais discretas e que elas somem tranquilamente após as primeiras 3 á 4 semanas. Também podemos utilizar cremes e pomadas neste processo, quando necessário.

Equimose marcas roxas no pós-operatório de rinoplastia e rinosseptoplastia

Mas doutor, a cirurgia é dolorida?

ESTA CIRURGIA NÃO COSTUMA DOER! É raro os (as) pacientes se queixarem de dor. E quando isso acontece, analgésicos comuns (Dipirona / Paracetamol) já costumam ser suficientes!

Sempre utilizamos antibióticos, gelo (nos primeiros 5 dias) e proteção solar no período pós-operatório. Isso nos ajuda a prevenir infecções, edema e marcas definitivas na pele.

Otorrino em Copacabana Édio Cavallaro otorrinolaringologista cirurgia e pós-operatório de Rinoplastia

Riscos e complicações no pós-operatório de rinoplastia

Por último, e não menos importante. É SIM, UMA CIRURGIA QUE PODE CAUSAR ALGUNS TRANSTORNOS.

Entre 1 a 2% das rinoplastias podem sofrer com INFECÇÃO (aqui estamos falando de cirurgias bem realizadas e sob toda técnica asséptica). Esta é a taxa estimada em TODO O MUNDO e nenhum cirurgião pode afirmar que isso não ocorre (pois, estaria sendo inocente, inexperiente ou leviano).

Alguns casos também podem apresentar sangramento (epistaxe) além do esperado. Esta taxa também é estimada em 2%. PORÉM, o manejo dos sangramentos costuma ser bem tranquilo (com gelo, compressão e medicamentos).

Como exposto, APENAS em uma pequena parcela dos casos teremos algum problema no pós-operatório. O MAIS IMPORTANTE É O CIRURGIÃO TER EXPERIÊNCIA NA CONDUÇÃO DESTES PROBLEMAS, POIS PODEM SER DESASTROSOS EM MÃOS INEXPERIENTES.

Otorrino em Copacabana Édio Cavallaro otorrinolaringologista pós-operatório de Rinoplastia
Édio Cavallaro otorrinolaringologista
Perfil do otorrino em Copacabana dr. Édio Cavallaro médico otorrinolaringologista rio de janeiro RJ

Dr. Édio Cavallaro

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF-MG

Especialista em Otorrinolaringologia (Residência Médica)  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro  – HUCFF – UFRJ

Artigos relacionados