Problemas que respirar pela boca pode trazerRespirar pela boca - respirar pelo nariz.

Sempre bato nesta tecla porque, por mais que estejamos sempre falando, sempre recebo dúvidas muito parecidas sobre respirar pela boca.

O nariz é um órgão complexo, responsável por filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos, para que este possa chegar a 37°C, úmido e limpo nos pulmões, facilitando assim as trocas gasosas e a oxigenação do sangue. Também é o órgão responsável pelo olfato e auxiliar na percepção dos sabores, dois dos prazeres que merecem ser desfrutados plenamente.

Respirar pela boca, devido a desvios de septo, hipertrofia dos cornetos ou hipertrofia das adenóides, por exemplo, nos priva destes benefícios e prazeres, além de atrapalhar  consideravelmente o sono e a prática saudável de exercícios físicos.

Uma atenção especial deve ser dada às crianças, pois crianças que respiram apenas pela boca vão desenvolver importantes alterações na dentição, oclusão dentária e formato da face.

Durante seu desenvolvimento, o palato e a maxila precisam da boca fechada e do posicionamento da língua no “céu da boca” para se expandirem e se formarem adequadamente. Quando isso não ocorre, o palato fica mais “estreito e fundo”, chamado palato ogival. Os músculos masseteres ficam hipotônicos (“flácidos”), o lábio superior fica mais curto e a relação estética e funcional entre mandíbula e maxila fica prejudicada.

Neste contexto, descrevemos um tipo facial específico, denominado face adenoidiana ou “long-face syndrome”, que geralmente inclui uma postura de mordida aberta com incompetência labial (lábios que não se fecham corretamente), dentes inclinados anteriormente, palato ogival, arcada superior em forma de “V”, narinas estreitas, lábio superior curto e lábio inferior proeminente e evertido.
Todas estas alterações são evitáveis quando o diagnóstico é preciso e precoce, portanto, procure um otorrinolaringologista de confiança caso perceba que seu filho respira pela boca com frequência. Com certeza ele vai lhe agradecer muito no futuro!

Leia Também: